segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Democracia e suas Peripécias

Definir Democracia é fácil; através da etimologia, democracia é a junção de duas palavras gregos: δήμος (dēmos) e κράτος (kratos), que significa "governo do povo". Ate aí, tudo bem. Mas a História recente mostrou que o sistema democrático não foi governado necessariamente por "todo o povo", mas por uma parte dele ou por um grupo político qualquer.

Algum sábio já disse que "a democracia é a ditadura da maioria", mas dizer isso não passa de um puro exagero. Mas eu não quero entrar nesse mérito. O que eu quero dizer é que a democracia só deu certo porque as suas idéias se aproximam sim de um ideal de liberdade, mas isso depende do estado de espírito de quem as idealiza e as pratica.

Muitas vezes a democracia não é usada como um ideal de prática política, mas como uma forma muitas vezes audaciosa, cínica e até mesmo fantasiosa de legitimidade política. A democracia tem as interpretações e as explicações mais diversas. O que é democrático para mim, não é para o outro e vice-versa. Cada ideologia política, social e econômica seja no espectro da direita ou da esquerda, define o que é democrático de acordo com que a ideologia permite explicar. E é "caminho de escolhas", que fica a pergunta: qual é a melhor democracia? Qual interpretação é o melhor caminho para definir realmente o que é um governo democrático ou uma sociedade democrática? Fica a pergunta para você, mas vou dizer a minha resposta: considero democrático aquilo no qual eu vejo o homem e o cidadão como se fosse eu mesmo.

Nenhum comentário: