terça-feira, 4 de novembro de 2008

Das eleições nos EUA - Comentário

Hoje, 04 de Outubro de 2008, os cidadãos dos Estados Unidos da América estão escolhendo seu mais novo presidente. Dessa vez, a eleição deste ano é marcada pela personalidade marcante de dois homens. De um lado, representado pelo partido Democrata, um jovem e carismático senador negro e do outro, representado pelo partido Republicano um veterano da guerra do Vietnã que fez do conflito sua principal inspiração para a carreira política.

Esta eleição é considerada como histórica pois se trata de uma chance real e visível de um político negro afro-americano se tornar presidente da mais poderosa e influente nação do planeta. A atitude de eleger um presidente negro para os cidadãos norte-americanos, ou estadunienses, ou yankees como você queira chamar, torna-se uma espécie de voto de auto crítica para uma sociedade que durante oito anos suportou um governo belicista que por causa disto tornou-se impopular, como foi o governo de George W. Bush.

Desde que o cargo de Presidente foi criado nos Estados Unidos com a famosa Constituição de 1789, o país teve ao longo de sua história, até hoje, 43 presidentes - de George até George. Hoje, os cidadãos do país estão escolhendo seu 44o presidente, o segundo eleito no século XXI.

Nunca uma eleição dos EUA teve uma repercussão tão significativa como a de 2008. Não somente pelos seus personagens principais, mas como também pelo fato como esta eleição esta sendo vista não só dentro do país dos ianques, mas como também no resto do planeta Terra. Este pleito é considerado também importante pois é uma chance dos EUA recuperar seu prestígio e sua boa imagem depois de 8 anos do governo belicista de George W.Bush.

Não é mérito aqui neste artigo dizer se o autor deste blog, se cidadão norte-americano fosse votaria em qual candidato, mas independentemente do resultado, teremos sem dúvida a melhor eleição norte-americana de todos os tempos. Que os nossos olhos possam testemunhar grandes maravilhas.

Nenhum comentário: